sábado, 30 de abril de 2011

Pão de Morto




Anotações de Frida:
“Nós mexicanos rimos da morte. Qualquer pretexto é bom para uma farra.O nascimento e a morte são os momentos mais importantes de nossas vidas. A morte é luto e alegria.Tragédia e diversão. Para conviver com a hora final, fazemos nosso pão de ossinhos açucarados, redondo, como o ciclo da vida; e no centro o crânio. Doce mas mortuário, esta sou eu.”

Pão do Morto
Ingredientes:
1 kg de farinha
200 g de manteiga
11 ovos
300 g de açúcar
100 g de margarina
1 c de chá sal
30 g de levedura em pó
1 c de sopa de água de flor de laranjeira
Manteiga e açucar para decorar
Numa mesa forme uma montanha com a própria farinha e faça um furo no meio.Alí, coloque a manteiga, margarina e amasse com a mão. Junte o açúcar e os ovos, um a um.Depois acrescente aos poucos os demais ingredientes.Antes de adicionar a levedura não esqueça de dissolvê-la em ¼ de xícara de água morna.Amasse bem até que a massa desgrude das mãos e da mesa. Depois tenha paciência e deixe a massa repousar por mais ou menos uma hora, até ficar esponjosa.Volte então a amassar e dar a forma de pão de morto, reservando um pouco da massa para fazer os ossinhos.Deixe a massa coberta com um pano e longe de correntes do ar até que cresça e dobre o tamanho.Para fazer os ossinhos, enrole com os dedos um pouco de massa, coloque sobre o pão, passe um ovo ligeiramente batido e leve ao forno pré-aquecido a 200°C por 20 ou 30 minutos. Depois de assado,unte o pão com manteiga e polvilhe com açúcar.

Obs:Esta receita não foi testada pelo blog, na internet vi algumas sugestões de substituir água de laranjeira por licor de anis.



Texto e  receita -reprodução livro O Segredo de Frida Kahlo(ler dica neste blog)

Nenhum comentário:

Postar um comentário