quarta-feira, 18 de maio de 2011

Vi, senti e provei... em Fernando de Noronha - Janaína Santos

 "A sabedoria popular diz que só temos uma vida completa quando plantamos uma árvore, escrevemos um livro e temos um filho. Deveria incluir conhecer Fernando de Noronha. Eu já estaria com meio caminho andado se pudesse substituir uma árvore por flores, um livro por fotos e um filho por dois. Ah, Fernando de Noronha conheci." Esse é o depoimento emocionado da repórter fotográfica Janaina Santos, que esteve recentemente em um dos paraísos do mundo: Fernando de Noronha."Eu e meu companheiro Sílvio não poderíamos ter escolhido lugar melhor para recuperarmos a energia. Um paraíso desejado por muitos, imagine por mim, repórter fotográfica. Compartilho com vocês algumas das mais de 900 fotografias que fiz de lá. E olha, fiquei com a impressão de ter feito pouca!"

Vi- Os golfinhos rotadores. Eles andam em grupos de até 600. Mas, nem sempre aparecem. Partimos de barco do Porto de Santo Antônio e fomos direto para as ilhas secundárias tentar vê-los. Demos sorte. Como mágica eles começaram a surgir na superfície por todos os lados. O som que eles emitem não tem um nome específico, mas sem dúvida causa taquicardia e uma euforia inexplicável.


Senti- a água morna relaxante ao mergulhar na isolada Baía do Sancho, limitada por uma falésia acentuada, possui águas cristalinas que proporcionam até 50 metros de visibilidade, na tonalidade azul-safira. Por estas caracteríscas está classificada em 1º lugar, dentre as praias mais bonitas do Brasil.



Provei- um Espaguete com frutos do mar maravilhoso, no Bistrô Cacimba, que fica na Vila dos Remédios. Depois de um longo dia de caminhada, descobertas e trilhas, subindo e descendo encostas, conhecendo de perto a flora e a fauna, enfrentando calor intenso, tínhamos que repor as calorias perdidas. Lógico!



Adorei- caminhar horas por trilhas formadas por vegetação, rochas vulcânicas, sob sol castigante e amenizar o calor nas piscinas naturais cheias de peixes multicoloridos. Adorei tomar muito banho de mar. Muito mesmo!


Inesquecível- a sensação de paz espiritual, harmonia, união, amizade e amor ao ver "o sol pintar de laranja o azul", como disse Chico Queiroga, num fim de tarde divino na Praia do Boldró. Chorei agradecendo a Deus por estar ali e por ser tão abençoada.


Indico- a trilha guiada que nos leva à Baía dos Porcos e passa pela Praia Cacimba do Padre. Fascinante! Tinha momento que eu não acreditava no que estava vendo. Quis registrar todo aquele deslumbre. E aqui vai a minha dica: "pelamordeDeus" não esqueça a máquina fotográfica! "Cada mergulho é um flash!". Bom passeio, boas fotos!

2 comentários:

  1. Fernando de Noronha, vi, provei e descurtir!!!... é um lugar muito bonito mas no nordeste existem lugares maravilhosos e q nao sao tao carose com tantas taxas!! respirou lá, PAGOU!!

    ResponderExcluir
  2. Camila, Noronha fica em Pernambuco e realmente é uma viagem razoavelmente cara. Mas, como vale a pena! Na próxima quero conhecer os lençóis maranhenses. Já estou juntando grana. Bj.

    ResponderExcluir