sábado, 7 de julho de 2012

Flip

Mais uma vez chorando por não poder participar da  Festa Literária Internacional de Paraty (Flip), que  chega à sua 10ª edição. Este ano, homenagem ao poeta mineiro Carlos Drummond de Andrade. Aproveito para anotar na minha cadernetinha alguns lançamentos para aquela hora "não sei qual livro ler".  Segue uma cola para aqueles que aprciam a boa literatura.



Serena de Ian McEwan, ganhador do Booker Prize por "Amsterdã" (1998) e autor de "Reparação" (2001) e "Sábado" (2005). Para o autor, toda história de amor é uma história de espionagem. O romance tem como cenário o famoso serviço secreto do Reino Unido









Anatomia de um instante, do espanhol Javier Cercas. O romance reconta o frustrado golpe de estado de 1981 – conhecido como 23-F, um momento decisivo na história da democracia espanhola. Traduzido para oito línguas e distribuído em 10 países, recebeu, entre outros, o Prémio Nacional de Narrativa (Espanha), em 2010, e o Premio Salone Internazionale del Libro (Torino, Itália), em 2011. Foi indicado pela The New Yorker como um dos principais livros de 2011.











Poemas, livro editado pela Companhia das Letras, reúne uma seleta de textos do  poeta sírio Adonis, considerado o principal renovador da poesia árabe, realizando uma revolução poética.












Quem Escreveu Shakespeare? - James Shapiro é professor da Universidade de Colúmbia explica quando e por que tantas pessoas começaram a questionar a autoria de Shakespeare. Mark Twain, Sigmund Freud e Henry James são apenas alguns exemplos de famosos que se declararam convencidos de que Shakespeare não foi Shakespeare.











Como Ficar Sozinho - Uma coleção de artigos selecionados a partir dos livros How to be alone (2003) e Farther Away (2012), muitos deles publicados previamente na prestigiosa revista New Yorker por Jonathan Franzen


















Teju Cole é um nigeriano radicado nos Estados Unidos e  estreou como romancista com impacto. Cidade Aberta, livro recém-lançado pela Companhia das Letras, acompanha as andanças de um nigeriano residente em Nova York – assim como o autor – pela cidade e pelo mundo. Numa prosa fluente, as lembranças desoladas do 11 de Setembro se misturam a reflexões sobre identidade, pertencimento e solidão. Um começo promissor, segundo os críticos

Bonsai - Alardeado como uma das vozes mais instigantes da novíssima literatura latino-americana, o chileno Alejandro Zambra, nascido em 1975 em Santiago, tem Bonsai, seu romance de estreia, publicado agora no Brasil pela Cosac Naify.

Nenhum comentário:

Postar um comentário